Estudo: Evangelho, Psicologia e Yoga

RAMATÍS

-“É preciso superar o “complexo de Ícaro” e tentar, agora com aparelhagem mais adequada, novos vôos em direção ao domínio do vosso mundo psíquico, tal como as outras ciências já dominam o mundo material. A bela lenda grega é o símbolo da impotência humana Dante do Universo. Certo que é menos complexa e vitória sobre o mundo objetivo e material. Porém, qual o desafio que já conseguiu paralisar a capacidade de realização do homem?”

-“No desenrolar do processo de harmonização magnética da alma, é preciso atentar inicialmente para a necessidade básica do ser humano que é a Humildade, capaz de proporcionar renovação diante das situações mais rudes da vida. Surgirá, então, a Confiança em si pela capacidade de ajustamento, e em Deus pelo reconhecimento de Sua sabedoria. Em seguida virá a Alegria de viver nas bases dessa Confiança e será fácil renovar a Coragem quando exista alegria espiritual. A Coragem, por sua vez, garantirá a Persistência na conquista de valores eternos e o ser granjeará, desse modo, a virtude da Serenidade. Por sua vez, a impassibilidade na luta poderá proporcionar-lhe a têmpera necessária a exercitar a Renúncia, coroamento de todas as outras conquistas, tornando o indivíduo apto a colaborar na obra da Criação, sem consulta aos interesses individualistas.”

-“Venho concitar-vos a que vos arvoreis patronos de vosso próprio progresso espiritual. Não espereis que ele vos venha de fora. Se em vós não crerdes, quem o fará por vós? Tende compaixão de vós mesmos. Não permitais jamais que a dúvida destrua vossas melhores possibilidades. Qual a razão suficientemente forte para impedir vosso progresso, se a Lei assim determina e se vós estiverdes decididos a colaborar?”

Vibrai de felicidade ao sentir-nos junto a vós e procurai, a pouco e pouco, afinar-vos cada vez mais com os nobres sentimentos que nos atribuís. Estaremos sempre junto a vós e o vosso sentimento de serdes imerecedores de nossa presença vos aproxima da verdadeira humildade diante de Deus, embora nos sintamos para convosco simplesmente como irmãos mais velhos.

-“Na vinha do Senhor, os cachos de uvas mais saborosas encontram-se nas parreiras altas e desenvolvidas. Porém, não desanimeis, como a raposa, afirmando que ainda estão verdes para serem colhidas por vós. Permanecei vigilantes e talvez antes mesmo do que esperais seja possível encontrar um meio de alcançá-los. Lembrai-vos que sois desveladamente cuidados pelo ai e que nem uma folha cai se ser por Sua vontade. Quando Jesus proferiu as belas palavras das Bem-Aventuranças, legou à Humanidade um roteiro para orientá-la nesse processo de intensa renovação. Evocai a Sua iamgem e ouvi o eco de Suas palavras sobre a montanha!”

-“Não temei escandalizar vossa almas com a aquisição de conceitos novos. Alargai vossos horizontes tanto quanto possível, pois o espírito em sua pureza jamais será prejudicado por colocar-se na forja poderosa das experiências redentoras por amor à evolução! Rompei com os preconceitos necessários à delimitação das atividades humanas nos graus evolutivos inferiores. Sede corajosos para que não reste em vosso íntimo um só ângulo inexplorado pelo anseio de progresso. Combatei a penumbra com a luz! Esforçai-vos para compreender ao extremo as penosas inibições que refreiam a alma ante a tarefa gloriosa da própria reformulação diante da vida! Sede venturosos na liuta pela renovação interior, renunciando à satisfação falas da estabilidade enganosa. Que Jesus vos oriente e fortaleça nessa batalha gloriosa de Amor Espiritual!”

-“A alma que deseja aproximar-se da espiritualidade precisa investigar como um viajante que tudo registra sem em nada se deter de modo definitivo. A única força capaz de garantir ao aprendiz que não se desviará é o Amor à Verdade, sem cristalizar em torno dela esta ou aquela concepção humana. Por serem humanas, essas concepções são preciosas e necessárias, porém, temporárias. Do estudo de todas elas restará um fundo de Verdade que é o saldo positivo dos esforços despendidos.”

-“A permanente renovação é a garantia do progresso que esperamos se faça entre vós. Libertai-vos de todas as classificações rígidas. Valorizai todas as formas de estudo, sem exceção de nenhuma. Respeitai, profundamente, a convicções de vossos irmãos, sejam elas quais forem e segui adiante, construindo em vós a divina maleabilidade capaz de garantir o bom andamento de vosso progresso.”

NICANOR

-“Observando o Universo, a alma é arrebatada pelo sentimento grandioso de constituir uma partícula humílima da Criação com alegria, identifica a felicidade de ser pequena, como parte infinitesimal da Obra do Eterno. Quanto mais se afina com a beleza da Vida, mais prazer encontra em ser humilde, por sentir-se ajustada a uma realidade grandiosa. Não há mais luta pela imposição de valores fictícios.”

-“Não façamos de nosso sistema doutrinário um eixo sobre o qual gire a nossa evolução. Os sistemas são periféricos, são meios e não fins, são criação da mente humana encarnada ou desencarnada. Só o Amor, expresso no mandamento maior, pode funcionar como eixo da evolução humana, até que, integrado à força por ele emanada, o próprio ser se transforme em novo eixo de Amor na Criação.”

-“Educação através da Espiritualização do homem – eis a meta. Romper com o preconceito materialista é a mais séria decisão a que o homem está sendo chamado através dos desequilíbrios decorrentes de uma origem comum – a insegurança, conseqüência da negação do mais precioso atributo humano - seu espírito imortal, sua natureza eterna. Afastada essa hipótese que mutila o homem, a segurança produzida pela fé no se destino imortal lhe restituirá a paz e a serenidade na luta pela evolução.”

RAMA-SCHAIN

-“A iniciação tem seu êxito condicionado à disciplina que se expressa atrvavés de três fatores: o estudo, a obediência e a persistência, valores capazes de garantir a aptidão técnica para os grandes empreendimentos espirituais. Porém, a fim de que eles sejam bem-sucedidos, é preciso estimular a cristianização do espírito, abrindo à alma os horizontes largos do Amor incondicional, tornando-a a capaz de abastecer-se para sustentar-se na solidão da sua cabine de comando.”

-“À proporção que evolui, a alma aprende a utilizar a energia do Amor Universal na pureza e na dosagem adequadas aos vôos que deseja empreender. Perdoando, tolerando e submetendo-se, deixará para trás as impurezas, filtradas por um espírito de compreensão altamente desenvolvido, capaz de proporcionar-lhe o equilíbrio emocional indispensável à paz interior que deve ser cultivada, mesmo quando sobrevoa a mais densa floresta ou o mais árido dos desertos.”

-“A iniciação é, pois, a escola de grau superior onde se habilitam as almas para executar com maior destreza as tarefas do Amor Crístico. Na conjugação desses dois elementos de evolução baseia-se a certeza do progresso espiritual da Humanidade. Sede alunos aplicados aos estudos e trabalhos disciplinares da escola iniciática a que pertenceis, habilitando-vos a realizar mais rapidamente vosso ideal cristão de seguir os ensinamentos do Mestre Jesus.”

-“A cura para os desregramentos emocionais será a capacidade de perceber, no campo mental a mensagem do Amor Crístico. Na fase atual do desenvolvimento espiritual da Terra, a interpretação do Amor Crístico dirige-se especialmente ao campo mental. Estamos preparando os primeiros degraus da era do mentalismo que de nenhuma forma representa uma negação da Lei de Amor, mas, sim, uma interpretação mais profunda e aguda das verdades do Amor Crístico espelhadas na Terra em todos os tempos.”

-“O pior de todos os “pecados” é descrermos de nós, pois revela desamor para com um ser da criação cujo destino nos está entregue, contrariando os desígneos do Eterno, que nos criou para a melhor de todas as realizações: a aprendizagem da “Arte de Amar”, que se indica com a aceitação de Sua benevolência para counosco mesmos, integrando-nos no direito de nos perdoarmos a nós mesmos como Ele nos perdoa.”

AKENATON

-“A Luz Crística estará sendo projetada à mais profunda intimidade da alma, onde se encontra, em estado potencial, a Centelha de Vida Eterna, como claridade irradiante, um pequenino sol por onde se manifesta o Cristo Interno, expandindo-se para impulsionar a individualidade pelos caminhos da espiritualização. Então será possível dizer com Paulo: “Já não vivo eu; é o Cristo quem vive em mim” e, mais adiante, na escalada evolutiva, como Jesus: “Eu e o Pai somos um”. Daí em diante estarão abertas as comportas da alma à Intuição Pura Superior.”

-“Ao cairmos, procuremos confiantemente a Mão Divina para soerguer-nos e, cheios de esperanças, continuemos a caminhada. Não estacionemos no remorso improdutivo, mas prossigamos com humildade, pois, embora bafejados pela Fé e com os olhos voltados para o Alto, ainda trazemos os pés na terra. Continuemos confiantes, buscando a sintonia com o Amor. Sob o efeito dessa vibração divina, a alma se ilumina e a luz que a envolve cobra a multidão de nossas imperfeições.”

AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES

-“E nesse momento, quando a mensagem que está no Evangelho for decifrada em cada um de nós, percebemos a Boa Nova Cósmica que afirma “assim como está no grande está no pequeno”, a lei hermética que diz que a mesma lei rege o macrocosmo e o microcosmo. Sentiremos que dentro de nós há uma força criadora, uma centelha espiritual cujo dinamismo desconhecemos e que vai se revelando a nós à proporção que aprendemos a interrogar o Cristo Interno, a força potencial que todos os grandes místicos em todas as religiões, em todos os tempos, conseguiram, como se tivessem retirado do fundo de sua essência esse dinamismo e multiplicado ao nfinito. Essa é a destinação de todos nós.”

Amor é integração no conjunto. Amor é sair da sua para entrar na nossa. Amor é buscar expandir-se e não fechar-se sobre si mesmo. Amor é misturar nossas necessidades com as de nossos irmãos, lutar com eles e vencer juntos. Que pode saber de amor quem se entrega ao culto das próprias necessidades? Pode-se alegar que é preciso aber harmonizar-se para conseguir auxiliar.Certo! Porém, harmonizar-se não é fechar-se. Ao contrário, é integrar-se com esforço no conjunto, no grupo; para ser mais atual, é inserir-se no contexto, não de uma época, mas no contexto geral da vida! Isso exige autodisciplina, exige escolha, exige definição que, e ultima análise, são os elementos que servem ao objetivo de auto-realização integral do homem sobre s mesmo.”.

< Voltar para Estudos de Obras